Dúvidas frequentes

O que é o Site InspirAção?

O site InspirAção não possui fins lucrativos e visa a criação e difusão de conteúdos que inspirem ações de cuidado, motivação, apoio e bem-estar para a valorização da vida e da prevenção do suicídio.

Por que um site para Promoção da Saúde Mental e Prevenção do Suicídio?

A Internet está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e o tema “suicídio” é um assunto facilmente acessado, muitas vezes sem atuação cuidadosa e orientada por especialistas em prevenção. A Internet pode facilitar a comunicação de pessoas em risco de suicídio e há a necessidade de investimento em ações preventivas envolvendo a realidade online. Assim, há a necessidade de promover conteúdos atrativos para a prevenção do suicídio, informações e fontes confiáveis sobre a temática.

O que posso encontrar no site?

Nossa proposta é a de um site que permite o acesso a materiais de qualidade voltados para a prevenção do suicídio e a participação anônima e segura de pessoas para construção e divulgação de conteúdos.

Você pode acessar:

Artigos Científicos, Cartilhas, E-books, Oficinas, Dinâmicas, Vídeos, Filmes e “Posts dos Especialistas”.

Você pode ler e enviar:

Mensagens de apoio e motivação, Motivos para viver e, Histórias de Superação. O envio dessas postagens pode fomentar e valorizar o altruísmo, auto eficácia, autoestima e o desenvolvimento de competências emocionais. A visualização das postagens pode cultivar apoio, esperança, atitude positiva em relação à vida, autoestima, auto aceitação, entre outros aspectos.

Como o site funciona?

A leitura dos conteúdos poderá ser feita por todos que acessarem o site, porém o compartilhamento de conteúdo só será possível a partir da criação de um cadastro.

Eu consigo interagir com outros usuários do site? A minha postagem será identificada?

Não. A nossa maior preocupação no Site InspirAção é a segurança. Todos os conteúdos serão postados de forma anônima e nenhum usuário será identificado.

O Site InspirAção, bem como o CEPS/LEPS, são considerados Serviços de Saúde? Eu posso ser atendido através de seus canais oficiais?

O CEPS não é caracterizado como um serviço de saúde e não realiza ações de assistência, atendimentos ou tratamentos, mas fornece informações sobre os recursos de apoio adequados para essa finalidade.

Onde eu posso buscar por ajuda, tanto para mim, quanto para terceiros?

  • CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde);
  • UPA 24H, SAMU 192, Pronto Socorro; Hospitais;
  • SAMU 192: você pode ligar para o SAMU apenas se houver um risco muito grave e imediato de suicídio que necessite de ajuda imediata para garantir a segurança da pessoa.
  • Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferta apoio emocional. Entre em contato através do número 188 ou através do site.
  • CVV é um trabalho voluntário, sigiloso, gratuito, que funciona 24 horas por dia e sete dias da semana. O CVV não substitui o tratamento profissional, mas funciona como uma importante ferramenta de apoio na prevenção do suicídio. Acesse mais informações aqui!

Como eu posso ajudar alguém com autolesão não suicida (mais conhecida como automutilação?)

Clique aqui e conheça um pouco mais sobre o assunto.



Por que o desenho de um farol como logo do InspirAção?

Os faróis são estruturas equipadas com uma fonte luminosa para orientar a navegação marítima, fluvial, lacustre e, em menor escala, a aérea. Eles integram o grupo de dispositivos visuais de auxílio ao navegante. Nós escolhemos o farol porque acreditamos que o site pode agir como ferramenta de orientação para pessoas vulneráveis, em busca de identificação e esperança, segurança, promovendo importantes fatores de proteção e promoção da saúde mental. Os materiais educativos também podem funcionar como guias, na divulgação de informações e dados confiáveis, na propagação de estratégias e ferramentas de prevenção e de valorização da vida. Esperamos que os usuários do site se sintam acolhidos e compreendidos, que sintam o nosso afeto, empatia e que possamos seguir juntos valorizando a vida, tanto nos ambientes virtuais, quanto fora destes dispositivos.

O site recebeu algum tipo de Apoio Financeiro?

O site foi construído com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Processo nº 2017/24024-7.

Saiba mais sobre o CEPS:

O Centro de Educação em Prevenção e Posvenção do Suicídio (CEPS) desenvolve atividades de extensão universitária sob a coordenação da Profa. Dra. Kelly Graziani Giacchero Vedana. O Centro não possui fins lucrativos e tem desenvolvido diversas atividades educativas presenciais (palestras, oficinas) e virtuais para a formação de multiplicadores para a prevençãoe posvenção do suicídio em diferentes setores da sociedade. O Centro de Educação em Prevenção e Posvenção do Suicídio (CEPS) não possui fins lucrativos, não cobra pelas atividades realizadas, não tem funcionários exclusivamente dedicados às suas atividades e não possui instalações próprias. De acordo com a disponibilidade dos seus componentes habilitados, o CEPS tem desenvolvido diversas atividades educativas presenciais (palestras, oficinas) e virtuais para a formação multiplicadores para a prevenção e posvenção do suicídio em diferentes setores da sociedade. As atividades educativas pelo CEPS são realizadas por profissionais de saúde habilitados (graduados e com formação especializada na área de atuação do CEPS). Em algumas atividades, outros membros do grupo (em processo de formação) podem atuar como colaboradores sob supervisão de um membro habilitado. Acesse mais informações aqui!

Saiba mais sobre o LEPS:

O Laboratório de Estudos e Pesquisa em Prevenção e Posvenção do Suicídio (LEPS), é um grupo de pesquisa que tem como objetivo produzir pesquisas de elevado rigor metodológico e construir conhecimentos que subsidiem a prevenção e posvenção do suicídio, colaborando com a formação de recursos humanos e a incorporação de evidências científicas para o ensino e prática clínica. Acesse mais informações aqui!

Como entrar em contato conosco?

Você pode entrar em contato através da opção do “Fale Conosco”, deste site e também através dos e-mails: cepsusp@usp.br e ceps@eerp.usp.br

Nós temos Redes Sociais?

Temos! Você pode acompanhar mais sobre o nosso trabalho através dos seguintes canais:

Facebook – Clique aqui e acesse nossa página



Instagram
@ceps_eerp_usp
Este Instagram é utilizado pelo Centro de Educação em Prevenção e Posvenção do Suicídio (CEPS) da Universidade de São Paulo (USP), para a divulgação de iniciativas e de dados confiáveis sobre a temática, focados na prevenção. @inspiracaoleps
Este Instagram é utilizado para a divulgação do Site e a iniciativa InspirAção.
Estamos utilizando algumas hashtags: #compartilheinspiracao #inspiracaoleps #inspireafeto #inspireprevencao