Coordenação Portugal:

Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Interlocutor:

Prof. Dr. José Carlos dos Santos

Coordenação Brasil:

Centro de Educação em Prevenção e Posvenção do Suicídio (CEPS)

Interlocutoras:

Profa. Dra. Kelly G. Giacchero Vedana e
Camila Corrêa Matias Pereira (EERP-USP)

O que é o + Contigo?

O + Contigo é um projeto de pesquisa científica e extensão que possui ações direcionadas aos jovens, pais, comunidade escolar e profissionais da saúde (ERSE et al., 2016). O projeto, têm como objetivo desenvolver ações de promoção da saúde mental dos jovens e avaliar dessas ações (sobre a qualidade de vida, a resiliência e sintomas depressivos dos jovens).

O + Contigo aborda, com os jovens, recursos e ferramentas que colaboram no bem-estar e não tem como objetivo abordar os problemas de saúde mental (como depressão e suicídio, por exemplo). Esses assuntos são discutidos com os jovens apenas quando solicitado por eles, mas serão temas abordados em discussões realizadas com educadores e pais ou responsáveis.

Como começou o + Contigo no Brasil?

O + Contigo foi criado em Portugal em 2009. Este trabalho alcançou milhares de jovens no país, com resultados muito satisfatórios. É considerado um projeto modelo em Portugal. A partir de 2017, o Centro de Educação em Prevenção e Posvenção do Suicídio (CEPS) passou a ser o responsável pelo + Contigo no Brasil. O Centro não possui fins lucrativos e tem desenvolvido diversas atividades educativas presenciais (palestras, oficinas) e virtuais para a formação multiplicadores para a prevenção e posvenção do suicídio em diferentes setores da sociedade.

Mais informações sobre o CEPS clicando aqui!

Como o + Contigo funciona?

Primeiramente é preciso que existam, no mínimo, dois profissionais de saúde interessados em desenvolver o + Contigo em uma instituição de ensino (interessada em receber o projeto).

Serão apresentadas a seguir algumas etapas para o desenvolvimento do + Contigo:

1- Assinatura dos Termos de Compromisso: após a apresentação do + Contigo e esclarecimento de dúvidas, um profissional de saúde, um profissional da instituição de ensino e um membro da equipe + Contigo deverão assinar um termo (com validade de um ano) que os compromissos de cada parte para o bom desenvolvimento do trabalho.

2- Programação das atividades: deverão ser organizadas datas, horários e definição de responsáveis para cada uma das atividades apresentadas na figura abaixo:

3- Reunião de formação com os Profissionais da Escola (uma reunião de aproximadamente 1h): será realizada uma reunião com professores e funcionários da escola. Nessa reunião serão abordados os temas que envolvem a saúde mental na adolescência e será apresentado o + Contigo.

4- Reunião de sensibilização com os pais ou responsáveis pelos adolescentes (uma reunião de aproximadamente 1h): a reunião tem como objetivos: discutir temas que envolvem a saúde mental na adolescência, explicar o funcionamento do + Contigo e solicitar a autorização por escrito dos pais (quando se tratar de jovem com menos de 18 anos).

5- Obtenção da autorização para a participação no + Contigo: para poder participar do + Contigo, os jovens e pais (quando se tratar de jovem com menos de 18 anos) deverão assinar um termo, após terem sido esclarecidos.

6- Aplicações de questionários (pesquisa) com os estudantes (dois momentos de aproximadamente 40min): Antes e após as o conjunto dos cinco encontros, serão aplicados instrumentos para a avaliação da saúde mental dos jovens e qualidade de vida.

7- Encontros do + Contigo com os jovens (5 encontros presenciais de 45 min): Nos encontros ocorrem oficinas seguidas por discussões sobre temas que envolvem a saúde mental: a adolescência, o autoconceito, o estigma em saúde mental, o bemestar físico e mental, estratégias de enfrentamento e resolução de problemas. Os encontros podem acontecer quinzenalmente ou de acordo com a periodicidade acordada.

Como posso entender melhor sobre a organização das atividades do +Contigo no Brasil?

O quadro a seguir contém as informações previstas sobre as atividades do +Contigo no Brasil:

Tenho todos os pré requisitos, como posso aplicar o +Contigo Brasil na minha Instituição?

Por favor, entre em contato conosco através do endereço de e-mail: ceps@eerp.usp.br ou através do Fale Conosco do site InspirAção para que possamos entender melhor a sua demanda e facilitar as nossas articulações. As dúvidas referentes ao +Contigo só serão respondidas através do e-mail e do “Fale Conosco” do site InspirAção, e portanto, não serão sanadas através do Facebook ou Instagram.