Prezado (a) Usuário da Plataforma InspirAção

Venho convidá-lo a participar, como voluntário da pesquisa denominada: InspirAção: plataforma virtual para promoção de saúde mental, apoio e prevenção do comportamento suicida”. Este estudo tem como objetivo caracterizar dos usuários e mediadores cadastrados na plataforma InspirAção e analisar postagens enviadas, interações, temas, problemas reportados e avaliação das postagens. Assim, serão analisadas por minha equipe de pesquisa as postagens e demais interações realizadas pelos usuários e profissionais mediadores do site. Sua identidade será mantida em sigilo e, ao término do estudo, apenas os resultados serão divulgados nos diversos meios de comunicação (como revistas científicas). 

Caso precise, pode entrar em contato comigo por qualquer motivo, inclusive para deixar de participar da pesquisa a qualquer momento, sem que o(a) sr(a) sofra qualquer prejuízo por parte dos pesquisadores. Comprometo-me a prestar quaisquer informações e esclarecimentos adicionais, diante de dúvidas a respeito da pesquisa que por ventura possam ocorrer. Neste caso, é possível contatar os pesquisadores pelo telefone (16) 33153408 ou e-mail: kellygiacchero@eerp.usp.br e o Comitê de Ética em Pesquisa da EERP através do telefone (16) 3315 9197 ou no endereço Av. Bandeirantes 3900, Monte Alegre, Ribeirão Preto, de segunda à sexta das 10 às 12 e das 14 às 16h. O Comitê de Ética tem a finalidade de garantir a manutenção dos direitos humanos, protegendo eticamente os participantes de pesquisas, pois avalia as pesquisas em todas as etapas dos estudos que envolvem seres humanos, desde a elaboração do projeto até o relatório final. Ressaltamos que o desenvolvimento da presente pesquisa foi aprovado pelo CEP-EERP.

Vale ressaltar que não haverá gastos nem ganhos financeiros por parte dos participantes deste estudo. Na presença de algum dano, você poderá ser indenizado segundo a legislação brasileira vigente. Os riscos e/ou desconforto de participação do estudo são mínimos e estão relacionados ao tempo gasto para a publicação de postagens e interação com o site. Caso referir desconforto durante o acesso ao site, poderá optar por interromper a navegação ou entrar em contato com os pesquisadores. Ao participar da pesquisa o(a) senhor(a) poderá ter a oportunidade de refletir sobre assuntos relacionados ao seu próprio bem-estar. Além disso, a pesquisa contribuirá com conhecimentos importantes para o planejamento de ações de promoção da saúde mental.

Antecipadamente, agradeço e coloco-me à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Kelly Graziani Giacchero Vedana

Pesquisador responsável