Suicide and grief: Quantitative analysis of Brazilian publications on Twitter


RESUMO

A abordagem do suicídio e luto por suicídio nos ambientes online é uma realidade que caminha juntamente com os avanços tecnológicos. Utilizadas por seus utilizadores como espaços de expressão, as redes sociais são cada vez mais uma fonte única de informação para pesquisadores. Nesse cenário, o Twitter se estabelece como um importante objeto de análise para a compreensão da vivência na rede social, com destaque para as abordagens em relação as temáticas de suicídio e luto, de modo a refletir os impactos e implicações para a saúde mental de seus utilizadores. O objetivo desse trabalho foi analisar as publicações de perfis públicos brasileiros sobre a temática de suicídio e luto na rede social Twitter. A pesquisa retrospectiva, documental de abordagem quantitativa que analisou 1.645 publicações brasileiras no Twitter com uso de estatística descritiva, testes de associação e análise de regressão logística múltipla. Predominaram publicações sobre figuras públicas, sem comentários, partilhamentos ou gostos. Perfis que expressaram comportamento suicida no Twitter eram mais propensos a apresentarem conteúdos pró-suicidas em suas publicações. O Twitter é uma rede social utilizada para discussões sobre suicídio e luto, entretanto, com pouca abordagem a questões sobre prevenção e posvenção do suicídio. A rede se destaca por suas características únicas, por parte de seus utilizadores e da usabilidade proporcionada, a qual permite a publicação de conteúdos e interações sobre estas temáticas de formas variadas e pouco investigadas.


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